NPICP - Projetos - 2014-2015

Carro Econômico 2014 – Equipe Ciborg

O projeto Carro Econômico iniciou suas atividades em março de 2014 até novembro de 2014. Ele foi desenvolvido por acadêmicos de engenharia da FAHOR, Faculdade Horizontina, para competir na Maratona Universitária de Eficiência Energética – São Paulo, onde se buscou construir um carro que fosse atender as normas do evento.

O objetivo do projeto foi de desenvolver um veículo leve e que fosse capaz de percorrer maior distância com menos gasto, maximizando o desempenho de todos os seus sistemas, como: transmissão, aerodinâmica, alimentação do motor, entre outros.

A coordenação do projeto foi do professor Ademar Michels.

Baja Sinuelo (http://sinuelo.fahor.com.br)

A equipe Baja Sinuelo FAHOR iniciou suas atividades no mês de abril de 2006, com o incentivo do professor Daniel Werner Zacher, então membro da diretoria da SAE Brasil – Seção Porto Alegre. O nome da equipe, “Sinuelo”, tem origem na cultura rio-grandense e significa “cavalo manso que serve de guia ou reponte para os outros animais xucros". Com isso, os integrantes da equipe buscam trazer a ideia de confiabilidade, qualidade e, principalmente, liderança.

O objetivo do projeto é participar de competições e eventos, com foco principal na Competição SAE Brasil – Petrobrás de Baja. A equipe no ano de 2014 - 2015 foi coordenada pelo professor Vilmar Bueno Silva e pelo capitão da equipe, o acadêmico Cristian Michel Petenon.

MasBáh AeroDesign (http://aerodesign.fahor.com.br)

O projeto MasBáh AeroDesign iniciou suas atividades no dia 9 de abril de 2008, por inciativa do então vice-diretor da Faculdade Horizontina, César Antônio Mantovani. Na época o projeto era chamado de “Águia FAHOR” e somente em 2013 passou a ser chamado de “MasBáh AeroDesign”, como uma homenagem à cultura rio-grandense. 

O objetivo do projeto é buscar conhecimento e aplicar a experiência dos participantes, no desenvolvimento e construção de uma aeronave. A equipe em 2014 – 2015 foi coordenada pelo professor Fabiano Cassol.

Geração de Energia Limpa através de um Sistema Termo Solar

O projeto Geração de Energia Limpa através de um sistema termo solar foi realizado em 2014, e foi desenvolvido por acadêmicos da Engenharia Mecânica. As principais metas do projeto foram de desenvolver coletores solares, um sistema aquecido pelo coletor, um gerador de vapor e um condensador e resfriamento.

O objetivo do projeto foi de desenvolver um sistema termo solar para geração de energia elétrica de forma limpa. 

A coordenação do projeto foi do professor Richard Thomas Lermen com a participação dos acadêmicos Diego Roberto Mayer e Vinicius Pereira de Souza.