Controle, monitoramento e otimização das condições de funcionamento de um biodigestor anaeróbio para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos

Equipe

Professora coordenadora

  • Janice Zulma Francesquett (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Professores participantes

  • Darciane Eliete Kerkhoff (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Geovane Webler (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Claudia Verdum Viegas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Adalberto Lovato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Fauzi de Moraes Shubeita (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Augusto Cesar Huppes da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Acadêmico bolsista:

  • Jadielson Rodrigues da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Acadêmicos voluntários:

  • Aline Peiter (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Danieli Regina Dutra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Resumo do projeto 

Na busca pelo suprimento da crescente demanda energética global em conjunto com a preocupação relacionada ao aumento da produção de resíduos urbanos e rurais, o presente projeto busca estabelecer as condições de operação de uma usina de biogás que se encontra inativa até o momento, visando a obtenção de energia renovável a partir de resíduos orgânicos urbanos e rurais oriundos da cidade de Horizontina-RS. Sabe-se entretanto, que cada usina de produção de biogás tem suas particularidades e as condições de operação devem estar perfeitamente alinhadas para que a geração de energia seja eficiente. Neste sentido, inicialmente serão realizados testes para otimização das condições de alimentação e agitação para o processo de decomposição. Posteriormente serão monitorados os parâmetros temperatura, pH e vazão do gás obtido durante o processo de biodigestão, além de avaliadas as condições de realimentação e tempo de permanência do substrato no biodigestor. Por outro lado, também será realizada uma análise sobre a eficiência de diferentes materiais inorgânicos para a remoção do gás sulfídrico presente no biogás. Com o desenvolvimento desta pesquisa pretende-se estabelecer as melhores condições para a operação do biodigestor, obter conhecimento a respeito dos principais fatores que afetam a produção e a qualidade do biogás, possuir uma base de dados significativa sobre o monitoramento do processo, bem como obter informações sobre a eficiência de diferente materiais na remoção do gás sulfídrico para futura purificação do produto obtido no processo.

Área de Concentração Institucional em que o projeto se enquadra

Tecnologias para o agronegócio e meio ambiente.

Linha de Pesquisa Institucional em que o projeto se enquadra

Linha de Pesquisa em Máquinas e equipamentos.

Data de início do projeto

Agosto de 2019.

Histórico do projeto 

As pesquisas relacionadas ao processo de biodigestão na Faculdade Horizontina tiveram início no ano de 2018 sob a coordenação do professor Adalberto Lovato. Através de estudos e pesquisas desenvolvidas desde então, uma usina de biodigestão foi construída e instalada nas dependências da FAHOR. Entre as várias etapas do processo de instalação e funcionamento, o tema foi alvo de trabalhos acadêmicos de muitos alunos considerando os diversos cursos de Engenharia da instituição.

Agências financiadoras/Patrocinadores/Parceiros

Projeto aprovado no EDITAL FAPERGS 04/2019 - AUXÍLIO RECÉM DOUTOR-ARD. Termo de outorga: 19/2551-0001296-9.

Publicações

2019 - Trabalho final do curso de Engenharia de Controle e Automação da aluna Danieli Regina Dutra intitulado “Implementação de um sistema de medição de biogás por deslocamento de líquido” sob a orientação do professor Adalberto Lovato.

Notícias/Mídias

2019 - Notícia no site da FAHOR - Projeto da FAHOR receberá recursos para pesquisa sobre Biogás.

https://www.fahor.com.br/noticias/2542-projeto-da-fahor-recebera-recursos-para-pesquisa-sobre-biogas

2019 - Texto informativo para site da FAHOR: Vamos saber mais sobre a produção de energia renovável por meio dos biodigestores? Desenvolvido pelo aluno bolsista Jadielson Rodrigues da Silva.

https://www.fahor.com.br/noticias/2664-vamos-saber-mais-sobre-a-producao-de-energia-renovavel-por-meio-dos-biodigestores.