Projeto FAHOR E-RACING: Protótipo de Veículo Elétrico

Equipe

Professor Coordenador do Projeto: 

 Alexandre Kunkel da Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Acadêmicos voluntários:

Anderson Felipe Kleinpaul (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Danrlei Barbosa Becker (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Fernanda Stamm Fronza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Mauricio Uecker Kostrzycki (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Eduardo Granich (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Igor Miguel Uzeika Garlet (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Lourenço Bevilaqua de Quadros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Thiago Wendland (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Luana Taise Norenberg (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Eduardo José da Rosa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Cristiano Luis Fekete (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Felipe Lucas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Guilherme Dembogurski (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Gabriel Motta Luft (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ediney Felipe Vargas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Gabriel Haag (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Giovane Turra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Resumo do projeto 

Este projeto visa motivar os acadêmicos a estudar os conceitos técnicos envolvidos, conceber um modelo, estudar sua viabilidade e fabricar um protótipo, ou seja, agregar conhecimentos de engenharia diante da necessidade de construir um monoposto apto a participar da competição Fórmula SAE Brasil.

O desenvolvimento deste projeto será fundamentado na aplicação conjunta das teorias estudadas em diversas disciplinas da engenharia, como na aplicação dos conceitos da engenharia elétrica e engenharia automobilística. O protótipo será construído com base no regulamento SAE Internacional, onde envolve detalhadamente as áreas de mecânica, elétrica, produção, química, automação e automobilística.

O desenvolvimento de aspectos como a responsabilidade contribuem para a formação do futuro profissional da engenharia, visto que, os acadêmicos integrantes da equipe devem estar atentos ao planejamento, a liderança, ao trabalho em equipe, resolução de conflitos, logística de transporte, habilidade de comunicação, captação de recursos através de planos de marketing, criatividade e inovação, além de cumprir os prazos estipulados pelos regulamentos.

O projeto foi pensado para aprimorar e ampliar o conhecimento dos estudantes nas diversas áreas da engenharia, além de ser possível aplicá-las de forma prática. Deve estimular, também, o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal de cada participante. Contudo o curso de Engenharia de Controle e Automação é extremamente robusto, que abrange conhecimentos em mecânica, elétrica e programação, possibilitando criação de projetos mais complexos. A criação de um monoposto de corrida irá explorar todas as áreas de engenharia contemplando outros cursos como engenharia de produção, mecânica e química, de acordo com o que está citado no regulamento. 

A principal meta é a conclusão do protótipo, isto é, desenvolvê-lo com plena condição de competir nas provas da SAE Brasil Fórmula, onde o protótipo deverá atender todas as normas impostas. O projeto busca a apresentação de uma ideia inovadora com características únicas, que nunca foram vistas nas competições do SAE Brasil Fórmula, e por meio destas características, conquistar destaque em meio aos projetos estudantis de engenharia.

Área de Concentração Institucional em que o projeto se enquadra

Tecnologias para o Agronegócio e Meio Ambiente

Linha(s) de Pesquisa Institucional(is) em que o projeto se enquadra

Máquinas, Equipamentos e Produtos Ambientais

Data de início do projeto

Novembro de 2019