Inovação em Subprodutos Industriais

Equipe

Professor coordenador:   Me. Rafael Schneider (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ;
Vice - coordenadora: Me. Darciane Eliete Kerkhoff  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Professores participantes: 
Me. Fernanda Dresch ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); 
Dra. Janice Zulma Franceschett ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); 

Estudantes: Camila Simsen Katzer; Aline Peiter; Gonçalo Baú

Linha de pesquisa / Área de Concentração

Máquinas, Equipamentos e Produtos Ambientais/ Tecnologias para o Agronegócio e Meio Ambiente

 

 Resumo

O objetivo geral do grupo proposto é estudar alternativas ao descarte de resíduos através do desenvolvimento de produtos que utilizem resíduos e subprodutos dos processos industriais como matéria-prima, de forma a gerar valor em um material que, no processamento industrial, representa um custo de descarte.

Justificativa

 O processamento de matérias-primas em produtos nas diversas cadeias de processos industriais gera resíduos que devem ser tratados e descartados. Este descarte gera despesas para a indústria geradora e tem potencial impacto no meio ambiente. O desenvolvimento de alternativas ao descarte permite que as substâncias que de valor contidas nos resíduos sejam utilizadas na produção de novos produtos. As tecnologias desenvolvidas servem como princípio para produtos inovadores, com potencial de reduzir o impacto ambiental das operações industriais, e gerar novas cadeias de valor, gerando emprego e renda.

Dentro da implementação das ODS na FAHOR, esse grupo de pesquisa buscará atuar principalmente em dois objetivos:

9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; e

12 - Produção e Consumo Responsável

 

Articulação da Proposta com Ensino, Pesquisa e Extensão:

 A proposta de pesquisa atua na reutilização de resíduos para desenvolver novos produtos, estando dentro do escopo da Engenharia Química e da Engenharia Ambiental, com aplicações nas áreas de outras engenharias.

Os conceitos aplicados na pesquisa se relacionam aos conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula, permitindo uma maior percepção da prática. O possível uso do projeto como case para estudos em disciplinas pode servir para explorar conceitos como reciclagem e reutilização de resíduos (dentro do escopo dos 3 R’s) e nos estudos de processos industriais, análise de qualidade de produtos além do projeto e desenvolvimento de novos equipamentos para processamento dos produtos desenvolvidos.

O projeto busca, intrinsecamente, a extensão ao desenvolver alternativas para o descarte de resíduos de processos industriais, levando o conhecimento contido na faculdade até o chão de fábrica, para desenvolver ideias e projetos inovadores e com potencial de criar novas fontes de receita para empresas e indústrias, através de pesquisa aplicada dentro da FAHOR em parceria com empresas da região de abrangência da faculdade.

 

 Alternativas de parcerias com outros grupos e instituições:

A primeira motivação para a atuação deste grupo de pesquisa foi através da John Deere como parceira, com interesse no desenvolvimento de um tijolo utilizando lodo da ETE Industrial. Para o projeto específico dos tijolos, outra parceira é a Pandolfo e Pandolfo de Vila Consolata - Três de Maio, com interesse no uso do lodo para reduzir, mesmo que parcialmente, o consumo de argila do meio ambiente. Por fim, a Unijuí é outra parceira potencial, por realizar testes de resistência mecânica de tijolos.

No escopo de uso de lodo de ETEs outras parcerias poderiam ser realizadas com outras indústrias metalúrgicas da região (AGCO, Stara, Khor, São José Industrial) e também com a CORSAN, que poderia ter interesse no desenvolvimento de tecnologia análoga para o seu lodo de ETA e de ETE.

Dentro do escopo mais amplo do grupo, outros processos industriais podem ser estudados para buscar o desenvolvimento de produtos a partir de resíduos de processo de produção, como por exemplo o glicerol gerado no processo de produção de biodiesel. Outros exemplos são a casca de arroz, um subproduto do beneficiamento do grão, e seu descarte é custoso devido ao alto teor de silicatos; as cinzas de fornalhas e caldeiras a lenha que poderiam ser utilizadas na produção de cerâmicos e zeólitas, muito utilizadas como base de catalisadores. O uso de pirólise, decomposição térmica de diversos materiais produzindo gases que podem ser usados na síntese química também pode ser estudado dentro do escopo do grupo.

Produção Científica

KATZER, C. S. ; SCHNEIDER, R. . PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TIJOLO COM ADIÇÃO DE LODO. In: III Mostra de Trabalhos de Engenharia Química, 2019, Santo  ngelo. Anais do III MTEQ, 2019.

 KATZER, C. S. ; SCHNEIDER, R.   ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE TIJOLOS VERDES FEITOS DE ARGILA. Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, 2021.

KATZER, C. S. ; SCHNEIDER, R. ; DRESCH, F. ; KERKHOFF, D. E.  TIJOLOS MACIÇOS COM LODO DE ETE: PLANEJAMENTO, LICENCIAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2021.

BENEDETTI, F. L. SCHNEIDER, R. CONDENSAÇÃO DE VAPORES DE GASOLINA COM O SIMULADOR IISE - O CASO DE GASOLINA ISENTA DE ETANOL. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2021.

 

TFC orientado dentro do escopo do grupo:

Fabrício Luís Benedetti. PROJETO EXPERIMENTAL DE UM CONDENSADOR DE GASOLINA APLICADO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Horizontina. Orientador: Rafael Schneider.