Extensão - Curricularização da extensão

Curricularização da extensão

A curricularização da extensão na FAHOR se constitui como processo de incorporação ou integração de atividades de extensão ao currículo dos cursos.


Objetivos

- Assegurar percentual mínimo de 10% da carga horária de todos os cursos de graduação da FAHOR em atividades de extensão curricularizadas;

- Garantir o protagonismo dos estudantes nas atividades de extensão, bem como impacto em sua formação;

- Promover interação contínua com a comunidade externa através de projetos que considerem as necessidades e contexto locais;

- Promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão;

- Garantir que todos os estudantes de todos os cursos da FAHOR participarão efetivamente de atividades de extensão, regulamentadas, avaliadas e registradas;

- Ampliar o impacto social e acadêmico dos cursos da FAHOR;

- Estimular e priorizar a atuação transdisciplinar e interprofissional;

- Garantir atividades de extensão de forma orgânica, contínua e articulada.


Princípios

- Interação contínua com a comunidade: realizada de forma intencional, pró-ativa, inter e transdisciplinar e interprofissional;

- Indissociabilidade entre ensino/perquisa/extensão: alcançada através da interrelação entre projetos de pesquisa e extensão, construídos em conjunto entre professores, professores/pesquisadores e comunidade externa;- Atividades de extensão na FAHOR: são consideradas as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à instituição, priorizando ações de grande pertinência social e aquelas associadas à formação dos estudantes;

- Regularização das atividades de extensão: as atividades de extensão deverão integrar, preferencialmente, programas e projetos interdisciplinares que promovam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, e deverão estar devidamente registradas no Núcleo de Pós Graduação e Extensão e descritas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs);


Como as atividades de extensão são incorporadas ao currículo?

a) Como parte de componentes curriculares não específicos de extensão: trata-se da distribuição de horas de atividades de extensão nos componentes curriculares não específicos de extensão, previstos no PPC.

b) Como componentes curriculares específicos de extensão: trata-se da criação de um ou mais componentes curriculares específicos de extensão, inseridos na estrutura da matriz curricular do curso e cuja carga horária deve ser totalmente destinada ao cumprimento de atividades de extensão pelos estudantes.


Eixos temáticos para as atividades de extensão na FAHOR

Eixo 1: Educação - capacitação de professores e qualificação da educação básica em escolas públicas. (Apoio didático, equipamentos para laboratórios, produção e preparação de alimentos)

Eixo 2: Empreendedorismo e inovação - fomento a práticas empreendedoras e de inovação. (Apoio e suporte a i niciativas desta natureza.)

Eixo 3: Sustentabilidade - promoção do desenvolvimento sustentável alinhado aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. (Agricultura sustentável, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, cidades e comunidades sustentáveis.)


Programas de extensão na FAHOR

- Capacitação de professores e qualificação da educação básica (Eixo 1)

- Fomento a práticas empreendedoras e de inovação (Eixo 2)

- Promoção do desenvolvimento sustentável (Eixo 3)


Projetos de extensão na FAHOR

Clique aqui e conheça os projetos.


Representação da relação entre Eixos Temáticos, Programas e Projetos