Na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear os acadêmicos aprenderam o conceito de vetores se divertindo. A atividade foi realizada na aula da professora Cristiane Hahn e é chamada “Corrida de vetores”, que é a simulação de uma corrida de automóveis em uma pista desenhada em um papel quadriculado.
A professora Cristiane explica que na corrida de vetores cada carro é representado por um vetor. Os vetores indicam a aceleração, a direção e a posição do carro (na ponta da seta). Semelhante a uma corrida real onde os carros devem respeitar o posicionamento e a desaceleração, para realizarem uma curva com um bom aproveitamento, neste jogo os vetores devem seguir esta mesma destreza nos movimentos dos carros. Desta forma, os jogadores devem planejar cada movimento, prevendo os próximos para que seu carro não saia da pista. Toda mudança de direção ou de velocidade ocorre com uma mesma taxa de variação. Correr é a essência deste jogo, mas é preciso ir com cuidado. Apesar de não haver limite para o comprimento dos vetores, é fundamental ir diminuindo-os quando se aproximar de uma curva, caso contrário você não conseguirá frear a tempo e acabará saindo da pista.
“A atividade foi bem produtiva, uma vez que os acadêmicos conseguiram diferenciar grandezas escalares de grandezas vetoriais e entender geometricamente a ideia de vetor resultante, bem como a soma de vetores e a multiplicação de vetor por escalar. Além disso, muitos deles, desde o início criaram estratégias bem definidas, analisando os melhores pontos de tangência para a tomada de curvas e a dosar a velocidade em função das dificuldades do circuito”, avaliou a professora.
O conceito de grandeza vetorial e as operações com vetores serão muito utilizadas pelos acadêmicos também em outras disciplinas ao longo do curso, tais como Física e Resistência dos materiais.