A disciplina de Gestão da Qualidade trouxe para a sala de aula casos reais para serem analisados pelos estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica. A disciplina ministrada pela professora e engenheira de Produção Eliane Garlet, aborda, entre diversos outros temas, diferentes ferramentas que são utilizadas na identificação de problemas que impactam na qualidade de processos, produtos e serviços.
Depois de abordar as ferramentas em sala de aula, a professora convidou o Engenheiro de Produção, atualmente supervisor da área de Solda, Odair Storck, para compartilhar suas experiências no mundo do trabalho e o mesmo propôs um desafio aos estudantes, para que pudessem colocar em prática o aprendizado.
Ele trouxe dados reais de uma empresa no setor de solda e pediu para que os estudantes analisassem os números e a situação como se fossem os gestores da empresa e indicassem as soluções para a redução de custos e para a melhoria da qualidade. A turma se dividiu em grupos e apresentaram soluções para o problema aplicando ferramentas como diagrama de Pareto, Brainstorming, 5W2H (Plano de ação) e Diagrama de Ishikawa para diagnosticar a situação real vivida pela empresa.
“É importante ressaltar que o engenheiro nem sempre trabalha na área de Qualidade, mas em todas as áreas e vai usar ferramentas da Qualidade para a solução de problemas. Como resultado, foi possível observar como cada grupo avaliou e como enfrentaram o desafio. Foi muito interessante ouvir as sugestões, as iniciativas que sugeriram e por onde começaram a buscar soluções, observando dados de uma situação real. Este é um conhecimento que não está só na Faculdade e sim deve ser aplicado na indústria, não somente no setor metalmecânico, mas em qualquer situação de criação e desenvolvimento de um produto ou serviço, seja ele alimentício, moveleiro, químico, tecnológico”, comentou a professora Eliane Garlet.