A FAHOR e a Prefeitura de Horizontina, lançaram, no dia 21 de outubro, o Horizonte – Ambiente Empreendedor, um projeto que reúne um conjunto de novas condições para potencializar a inovação e o empreendedorismo em Horizontina e região, contribuindo com o surgimento e a aceleração de novas empresas de base tecnológica, bem como como desenvolvimento da inovação e da tecnologia em empresas já existentes.

Para tanto, diversas estruturas estão sendo articuladas entre a faculdade, o município e a ACIAP - e outras entidades que estão sendo convidadas - como: incubadora de empresas, cultura empreendedora, berçário industrial, parque tecnológico, laboratórios de prototipagem em produção e experimentos, banco de projetos de negócios e projetos de produtos, auxílio aluguel, Tendências Consultoria Júnior, incubação externa, fundo garantidor e fundo de aval, seminários, palestras, propriedade intelectual, clube de investidores, desenvolvimento de fornecedores, berçário industrial, cultura empreendedora, Núcleo de Apoio Empresarial e start up weekend.

O vice-diretor da FAHOR explica que a Incubadora Tecnológica é o ambiente para acolher, apoiar e desenvolver novos negócios, oriundos de estudantes, egressos, professores, pessoas da comunidade e da região. A FAHOR filiou-se a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

O município de Horizontina está colocando à disposição da Incubadora um prédio em fase de conclusão, que oferecerá salas com mobílias para abrir as primeiras ações em escritórios das novas empresas, serviços como telefone, internet, sala de reuniões, cozinha, sanitários, água, energia elétrica, com custos mais acessíveis. "Através de diferentes convênios com o município, com o SEBRAE e outras, os professores e técnicos da FAHOR, bem como profissionais convidados, as empresas terão consultoria gerencial e técnica para o bom desenvolvimento das novas empresas, que podem permanecer neste espaço por até 2 anos do início das atividades", comenta Blume.

Está aberto edital, em fluxo contínuo, para inscrições de pré-incubação de empresas. Até o dia do lançamento do projeto, na abertura do Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo, havia 10 projetos em fase de pré-incubação, sendo que destes, 7 já foram conveniados e passam a ter orientações para a estruturação do plano de negócios e 3 ainda estão em fase de análise. Para saber mais, acesse: www.fahor.com.br/editais.