A dinâmica imposta às organizações advinda do mercado globalizado e competitivo tem levado as mesmas a um constante processo de ajustes e redefinições de suas estratégias para melhor adaptação e posicionamento neste universo.  Esta dinâmica foi o foco de estudo no componente curricular “Sistemas de Informações Gerencias” do curso de Economia, ministrada pela Professora Cátia Raquel Felden,  no qual  em um dos módulos se pesquisou a influência dos fatores externos na administração financeira de empresas agrícolas.

No início da disciplina cada grupo de alunos precisou ir buscar uma empresa do ramo agrícola para aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula. Existiam dois requisitos para selecionar a empresa: deveria ser do ramo agrícola (que é o foco do curso), e publicar anualmente as suas demonstrações financeiras.

Depois de desenvolvido o estudo em sala de aula, elaborou-se um paper de cada grupo, de acordo com a metodologia científica. Os dois trabalhos foram inscritos e selecionados para apresentação na XI Jornada de Pesquisa da UNIJUI, campus Ijuí.

Trabalho: “A influência da macroeconomia no capital de giro: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola do noroeste gaúcho” 
Alunos: Silvane Puhl e Cristiano Burin

Trabalho: “A influência dos fatores exógenos na gestão financeira de uma empresa agrícola”.
Alunos: Magali Wolfart, Diovana Link e Taline Bohnen

A pesquisa classificou-se como estudo de caso, com abordagem quantitativa, tendo por base as demonstrações financeiras do exercício 2004 e 2005. Caracterizou-se também como um estudo longitudinal, ou seja, uma organização analisada no contexto econômico, social, cultural, político e histórico em que está inserida. 

No dia 11 de novembro os autores dos trabalhos, alunos das turmas Economia 2005, juntamente com os alunos turma 2006, e com as Professoras Cátia Raquel Felden e Cíntia Maísa Bender, deslocaram-se à cidade de Ijuí para fazer as apresentações dos trabalhos e visitar a instituição. Após a apresentação ocorreu um debate sobre os resultados da pesquisa, coordenado pelo Professor da Unijui Júlio Soares e os acadêmicos presente no evento.

As inscrições dos trabalhos foram patrocinadas pelo Departamento Acadêmico da FAHOR e a viagem foi custeada pela Prefeitura Municipal de Horizontina.

Este trabalho possibilitou um alinhamento entre o conhecimento teórico multidisciplinar e a prática da análise econômica, no qual foram diagnosticados os fatores críticos da administração financeira por meio de índices. Na próxima segunda-feira (27.11.2006) estará disponível na FAHOR o CD do evento, com todos os trabalhos publicados na Jornada.