O Ministério da Educação - MEC definiu que, do total de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES previstas para o primeiro semestre do ano que vem, 70% irão para os cursos considerados pela pasta como prioritários, nas áreas de engenharia, saúde, e de formação de professores.

Do total de vagas para cada microrregião, 35% destinam-se a cursos da área de engenharia A norma está em portaria publicada segunda – feira, 14, no Diário Oficial da União, que traz ainda o cronograma para adesão de instituições privadas à primeira edição do FIES no próximo ano, além de regras para a seleção. A definição do número de vagas por escola, local de oferta e turma só ocorrerá posteriormente.

Poderá se inscrever no processo seletivo do FIES para o primeiro semestre de 2016 o estudante que tenha participado o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, não tenha tirado nota 0 na redação superior a zero e tenha renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.