De acordo com seu Plano de Desenvolvimento Institucional, no dia 01 de março, a Faculdade Horizontina fez o lançamento simbólico de mais uma obra em seu Campus. O evento, denominado de Lançamento da Pedra Fundamental, reuniu no final da tarde, autoridades, representantes de instituições, doadores, além da comunidade acadêmica.

O evento marcou o início das obras de um prédio com área aproximada de 750 m², dotado de cinco salas de aula e capaz de abrigar 250 estudantes por turno. Sua concepção, que teve por inspiração a Rosa de Lutero - símbolo máximo dos luteranos - prevê, além de espaços para salas de aula, um amplo local de convivência que possibilitará a integração dos estudantes e professores. A obra está sendo construída exclusivamente a partir de doações de pessoas da comunidade que altruisticamente estão disponibilizando recursos financeiros para este fim.

O cerimonial, que foi conduzido pelo Vice-diretor de Ensino Superior da FAHOR, Cesar Antônio Mantovani, teve início com um ato de benção e meditação proferido pelos pastores da IECLB da Comunidade Evangélica Luterana Dr. Martinho Lutero, Vilmar Abentroth e Anelise Abentroth contando com a participação do Pastor Sinodal Renato Küntzer. Em seguida, o Sr. Martin Mundstock, Coordenador do Grupo Pró Ativo da FAHOR e Instituidor da Fundação Capacitar, pronunciou-se lembrando que o esforço que está sendo empreendido para a execução de mais esta obra tem por objetivo principal atender aos estudantes.

Também presente ao evento, acompanhado de diversos secretários da administração municipal, o Vice Prefeito Eduardo Horst, na condição de Prefeito de Horizontina, pronunciou-se enaltecendo o esforço da FAHOR em consolidar o Ensino Superior em Horizontina, além de resgatar o processo histórico da fundação da Instituição que teve seu início à época de seu mandato como prefeito em 1998.

O ponto máximo do evento de lançamento da pedra fundamental foi a deposição em uma urna, localizada no coração do prédio, com documentos e objetos que marcam o presente, devendo, daqui a 50 anos ser aberta proporcionando às gerações futuras o acesso às informações que marcaram esse momento tão importante da instituição. Participaram dos atos de deposição o Diretor da FAHOR Sedelmo Desbessel, o casal Martin e Maitê Mundstock, o Sr. Elemar Beck (representando a família Logemann), o casal Mauro e Débora Pohl (representando o casal Claudir e Sandra Meller), a Sra. Maria Isabel Bins (Presidente da Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero), o Dr. Rubens Bins (Vice-presidente do Conselho de Ensino da FAHOR) e o Sr. Dilvo Ilvo Ristoff (Diretor de Estatísticas do INEP).

O evento foi encerrado pelo Diretor da Faculdade Horizontina, Sedelmo Desbessel, que falando em nome da Instituição fez um resgate histórico enaltecendo o papel da comunidade de Horizontina na construção da FAHOR. A instituição, que tem por Mantenedora de direito a ISAEC e, de fato, a Comunidade Evangélica Luterana Dr. Martinho Lutero de Horizontina, iniciou oficialmente suas atividades em 2001. Deste então, ano após ano, vem buscando implantar seu projeto. Hoje conta com um Campus Universitário com área de 31,5 hectares, que abriga um prédio de laboratórios onde funciona o curso de Engenharia Mecânica e até o final deste ano deverá contar com mais este prédio.