A equipe Sinuelo FAHOR de Baja participará da 22ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, de 31 de março a 3 de abril em São José dos Campos/SP. O evento desafia os estudantes a projetar, construir, testar, validar e competir com um veículo off road, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nos 4 dias de competição, o projeto será avaliado por juízes do comitê da SAE Brasil em 3 requisitos: enduro de resistência, avaliações dinâmicas e avaliações estáticas que englobam o relatório do projeto, a apresentação do projeto, a segurança, o conforto, a aceleração, a velocidade, a frenagem, o motor, a tração, a suspension e traction, e a manobrabilidade.

Na edição do ano passado, o projeto da FAHOR conquistou o 2º lugar em tração, 6º lugar em conforto, 9ºlugar em suspensão, entre os 76 competidores. Para obter ainda melhor colocação em 2016, a equipe melhorou a parte de projeto, sistema de transmissão, telemetria e design. Dos 20 integrantes, 15 irão para a competição, acompanhados do professor coordenador, Luis Carlos Wachholz. O capitão da equipe é o acadêmico Renan Weber e o piloto será o acadêmico Eduardo dos Santos.

Os acadêmicos afirmam que participar de um projeto como o Baja desenvolve habilidades práticas, teóricas e construtivas de um veículo, desde sua concepção ao produto final. "Isso faz com que nós, estudantes, aprendamos a trabalhar em equipe, lidando com problemas e buscando soluções, aplicando e gerando conhecimento prático no dia-a-dia dentro da equipe e é isso que nos move a buscar sempre o melhoramento do projeto e sermos mais focados em nossas atividades", diz Willian Stringari, um dos integrantes.

A equipe Sinuelo FAHOR de Baja agradece aos seus apoiadores e patrocinadores: FAHOR, Nelson Produtos Globais, Fisk Horizontina, Extinhor, DAFH - Diretório Acadêmico da FAHOR, Metalúrgica MTP, IBS-Comunicação Visual, Jeep Club Horizontina, e em especial a Prefeitura Municipal de Horizontina pela dedicação e apoio incondicional prestado nos últimos anos..