No final da tarde do dia 24 de agosto, em evento realizado no auditório do Colégio Frederico Jorge Logemann, aconteceu o ato de instituição da Fundação Capacitar.

Criada com os objetivos de promover e gerenciar ações no campo da educação superior e prestar serviços no desenvolvimento e inclusão social, entre outros, a Fundação Capacitar é uma instituição sem fins econômicos, apartidária e de natureza comunitária que, a partir desta data, passou a existir oficialmente.

O evento contou com a presença de autoridades, diretores, professores, alunos, comunidade em geral, bem como representantes da Rede Sinodal de Educação e da IECLB que prestigiaram o ato de instituição.

Os convidados, após entoarem o Hino Nacional Brasileiro e ouvirem atentamente o ato de celebração proferido pelo Pastor Vilmar Abentroth da IECLB e da Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, testemunharam a formalização do registro da Fundação Capacitar com a assinatura dos instituidores Martin e Maitê Mundstock.

 Na seqüência, o Diretor da Faculdade Horizontina, Sedelmo Desbessel, enalteceu o altruísmo do casal Maitê e Martin Mundstock e desprendimento ao instituírem a Fundação, lembrando que oficiosamente a Fundação já vem atuando desde o final do ano passado, beneficiando estudantes da FAHOR através de financiamento estudantil. Também lembrou que os recursos aportados pela fundação possibilitaram que a FAHOR iniciasse mais um prédio no Campus Arnoldo Schneider, com inauguração marcada para dezembro deste ano. Pronunciou-se também o secretário de formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Romeu Martini, que enalteceu a iniciativa inovadora para os padrões brasileiros, adotada nesse momento solene.

Num momento todo especial, a platéia ouviu as palavras de Martin Mundstock que, com clareza, descreveu desde os primeiros passos o nascimento da Fundação Capacitar, lembrando todos aqueles que até então ajudaram na construção desse sonho que este é apenas o começo e que o trabalho está apenas começando. Agradeceu a colaboração de pessoas que contribuem com o fundo para financiamento de estudantes do ensino superior, os mentores que vem realizando o trabalho de acompanhamento dos beneficiados com esse financiamento, além de conclamar a todos que contribuam com a fundação, não somente com recursos financeiros, mas com trabalho voluntário também.

Em seu discurso, Martin Mundstock, anunciou a nomeação do primeiro Conselho Deliberativo da Fundação Capacitar que é formado por sua filha Márcia Mundstock (Presidente do Conselho), pelo diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, e pelo Vice-diretor da FAHOR, Cesar Antônio Mantovani. Em seguida, os primeiros conselheiros registraram o momento com a assinatura da ata de instituição da fundação.

Finalizando o evento, os convidados presenciaram uma bela apresentação promovida pela orquestra de violões do Colégio Frederico Jorge Logemann, além de participarem de um coquetel.