A equipe MasBáh Aereodesign da FAHOR conquistou mais um importante patrocínio para o desenvolvimento do projeto da aeronave. Trata-se da empresa ESSS (Engineering Simulation and Scientific Software Ltda), que concederá licenças acadêmicas do software ANSYS, sem custo à equipe.A empresa reúne em mais de 20 anos de atuação conhecimento em engenharia e simulação numérica para auxiliar engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção) garantindo sempre maior rapidez, eficiência e economia.
Com uma qualificada equipe de profissionais, a ESSS oferece consultoria em simulação computacional, desenvolvimento de softwares científicos e um portfólio completo de treinamentos e cursos de pós-graduação em simulação computacional por meio do Instituto ESSS (iESSS).Conforme o professor Cristiano Rosa dos Santos, que coordena o projeto, a licença do ANSYS, que foi concedida como patrocínio, custa em torno de R$ 32.000,00.
A equipe participará da competição SAE Brasil Aerodesign de 3 a 6 de novembro, em São José dos Campos, que é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre as equipes. "Ao participar da competição, nós, acadêmicos, nos envolvemos com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes, o que contribui e muito para o conhecimento prático de engenharia. Temos que já em agosto, mostrar através de vídeos, o avião em seu pleno funcionamento", explica o capitão da equipe, Ariel Abeling.
Ele também diz que sem o apoio de empresas como a ESSS e as que já estão apoiando há mais tempo, como a FAHOR, a Prefeitura Municipal de Horizontina, SKA, SAE Brasil, Tecniconfial, Tecnoinox, Graficasa, Restaurante Finotrato e DAFH seria inviável manter o projeto.
Além destes, a equipe está buscando novos patrocinadores e quem desejar apoiar os jovens ou saber mais sobre o projeto pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..