No dia 29 de fevereiro, a FAHOR - Faculdade Horizontina, representada pelo Diretor, Sedelmo Desbessel, e pelo Vice-diretor de Ensino Superior, Cesar Antônio Mantovani, assinou convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE-RS, no ato representado pela Chefe do Cartório Eleitoral de Horizontina, Zona 120, Sra. Ângela Lemos. O projeto foi corroborado no dia 06 de março pelo Presidente do TRE-RS, Des. Marcelo Bandeira Pereira.

O objetivo do convênio é a implantação do Projeto “Mesário-Universitário”, cujo escopo é propiciar aos estudantes da FAHOR atuação direta em atividades pertinentes ao exercício da democracia, atuando como mesários, função essencial ao desenvolvimento e à lisura do pleito eleitoral.

Trata-se de um projeto pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul, que possibilitará aos estudantes inscritos no Projeto o debate e aprofundamento de questões como o contato com temas do Direito Eleitoral, por meio de palestras e treinamentos que serão realizados, visando difundir a importância do conhecimento desse ramo do direito para o cidadão, ajudando a contribuir para o fortalecimento da democracia brasileira.

Para participar do Projeto “Mesário-Universitário”, o aluno deverá estar regularmente matriculado a partir do 2º semestre de qualquer curso e preencher os requisitos exigidos pela legislação eleitoral para o desempenho da função de mesário.

O convênio vigorará por trinta e seis meses, podendo ser prorrogado, se houver interesse de ambas as partes, mediante termo aditivo.