A FAHOR apresentou os resultados do trabalho realizado pelo curso de Ciências Econômicas para mapear as instituições não governamentais de cunho social de Horizontina, uma demanda da Global Communities Brasil, pelo Programa Semeando o Futuro. A professora Jaqueline Nogueira de Sá, explicou que trabalho analisou as organizações não governamentais ativas de cunho social, formais ou informais de Horizontina, para verificar a sua situação atual, as dificuldades que enfrentam em termos de captação de recursos financeiros, voluntariado, dentre outros, a forma como se relacionam com seu voluntariado, e os projetos que estão desenvolvendo de cunho social.

Entre os resultados, destacam-se pontos como o fato de que a maioria das entidades realizam ações voluntárias nas áreas de educação, cultura e lazer somente para crianças e com atividades pontuais, sem caráter contínuo. "Porém, para gerar desenvolvimento sustentável tais ações precisam ser de caráter contínuo e de longo prazo, além da necessidade de ter outras áreas de atuação como para a população idosa, jovens e adolescentes, bem como para preservação ambiental e de geração de renda, disse a professora.

Pelo mapeamento, constatou-se também que as entidades não possuem conhecimento das formas de elaboração de projetos para captação de recursos externos, de gestão, de legislação e de estratégias de sensibilização de pessoal. As entidades pesquisadas também apontaram que há carência de voluntários engajado e comprometido com as causas que defendem. Entre as soluções apontadas pela pesquisa para sanar as dificuldades apresentadas estão a construção de um banco de dados formalizado de voluntariados; melhorar e aumentar a divulgação das atividades de caráter social e das próprias instituições; melhorar a comunicação interna com os atuais colaboradores e voluntários e identificar formas para torná-los mais envolvidos e comprometidos; melhorar a capacitação técnica dos colaboradores responsáveis pela gestão interna da instituição; e captar mais recursos externos via elaboração de projetos.

O evento foi realizado dia 26, no Centro Cultural Belas Artes.