A FAHOR, por meio do NAEMP – Núcleo de Apoio Empresarial, e a SILTEC iniciaram a implementação de um projeto de Sistema Lean de Produção/Manufatura Enxuta na empresa horizontinense. O coordenador do curso de Engenharia de Produção, responsável pelo projeto, professor Sirnei Kach, explica que a proposta é atacar gradativamente as 7 perdas controladas pelo método lean do Sistema Toyota de Produção.
Inicialmente foi realizado um treinamento e a implementação imediata da filosofia 5S com realização do dia do descarte, atendendo o 1º S - Senso de utilização, para alinhamento de necessidades internas da organização. "Em seguida, será desenvolvido um trabalho de organização e estruturação de departamentos como engenharia de produto, qualidade, PCP, gerência da produção e manufatura como um todo, visando a consolidação de uma base de dados para então iniciar a implementação do sistema Lean de Produção", explica Sirnei.
O projeto, que tem o suporte da coordenadora do NAEMP, professora Cátia Bartz, terá duração de um ano, considerando o período desde o primeiro treinamento até a verificação dos primeiros resultados pela otimização total dos processos. A Siltec fabrica equipamentos e complementos agrícolas em parceria com empresas de grande porte da região e país e busca aumentar seu poder de competitividade.