Sempre pensando na qualidade das aulas e aliando teoria com a prática, a FAHOR investe em infraestrutura para sempre proporcionar aos seus alunos uma experiência única em cada disciplina. O Laboratório de Produção, Operações e Processos (LaPOP) é mais um exemplo disso, onde pode-se verificar, resumidamente, o que um Engenheiro de Produção realiza após se formar.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, Sirnei César Kach, é o responsável pelo laboratório, e explica que o LAPOP passou por diversas melhorias e readequações, tornando-se 100% Engenharia de Produção, porque muitas disciplinas podem ser ministradas neste espaço para desenvolver atividades práticas que fazem parte do dia a dia de um Engenheiro de Produção, como por exemplo:

Linha de produção automatizada e manual, onde os acadêmicos poderão estudar conceitos como cronoanálise, tempos e movimentos, aplicar conceitos e ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade, de balanceamento e nivelamento da produção.

Maquetes de empresas fictícias ou reais, elaboradas por alunos na disciplina de Projeto de Instalação Indústria, com as quais o acadêmico aplica conceitos referentes à disposição do layout de fábrica ou empresa de serviços, desde análise da base estrutural do prédio até a manufatura ou expedição de produtos. "Uma maquete de empresa real estudada pelos nossos alunos, inclusive favoreceu na tomada de decisão de gestor de uma empresa, pois identificaram um erro de planejamento no fluxo de materiais e peças acabadas", conta Sirnei.

Tabuleiros de Jogo do Sistema Lean de Produção com os quais os alunos aprendem na prática as estratégias desse sistema, como planejar e produzir. De acordo com o professor Sirnei, neste jogo, cria-se um problema para resolução com aplicação de toda teoria aprendida, para identificar as possibilidades de ganho. Quadros e cartões visuais do sistema Kanban, que ajudam os trabalhadores a planejarem a produção na indústria e a controlar o estoque. Assim, conforme a quantidade de cartões disponíveis nos quadros são tomadas decisões, priorizando o que é mais importante, realizando setup de máquinas e até mesmo as paradas para manutenção.