Ativista ambiental e de causas humanitárias, a Top Model horizontinense Gisele Bündchen está engajada ao Projeto Água Limpa, patrocinando o estudo e diagnóstico sobre a implantação da mata ciliar, coordenado e executado pelo Prof. M. Joel Tauchen, da FAHOR, e uma equipe de profissionais que compõe a ONG Ambiente Inteiro. O objetivo é recuperar a qualidade da água, através da recomposição da mata ciliar, bem como fomentar a educação ambiental às comunidades ribeirinhas para a preservação e recuperação da biodiversidade da região.

Na solenidade de lançamento, que aconteceu na última sexta-feira (05), na Fundação Zoobotânica do RS, em Porto Alegre, a modelo esteve presente e, juntamente com a Governadora Yeda Crusius e os Prefeitos de Horizontina e Tucunduva assinaram o termo de compromisso, que estabelece a execução do Projeto Água Limpa. Estiveram presentes também, representando a Faculdade Horizontina, o Prof. Cesar Mantovani, Vice-Diretor de Ensino Superior, o Sr. Romeu Engler, Presidente do Conselho de Ensino e os professores Joel Tauchen e Marliza Reichert, estes envolvidos diretamente com o projeto.

Idealizado pela família Bündchen e com a parceira da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social da Região do Planalto Médio - ADES, o Projeto Água Limpa visa recuperar as microbacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, onde foram identificadas, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, situações de grave degradação da área de mata ciliar.

Emocionada pelo encontro com a familia e pela realização do projeto, Gisele falou sobre o Água Limpa. "Eu sempre tive o sonho de fazer um projeto onde eu nasci, e numa reunião de familia no ano de 2006, surgiu a idéia deste projeto, que é um projeto piloto, mas o nosso desejo é que em médio prazo ele cresça e se torne um programa nacional. Agradeço o apoio da governadora Yeda Crusius e das empresas parceiras, porque isso nos dá mais força para seguir realizando e para que o sonho se transforme em realidade", afirmou Gisele.

A governadora Yeda Crusius destacou a importância do projeto e o compromisso do governo com a iniciativa. "Este é entendimento que temos sobre a necessidade da integração do setor público com o setor privado. O estado fornecerá 130 mil mudas de árvores nativas e, através da SEMA, promoverá o plantio e a conservação, transformando essa atividade de recuperação da mata ciliar em fator de desenvolvimento social e articulação para o exercício da cidadania", disse Yeda.

A FAHOR é parceira deste projeto e faz questão de incentivar projetos de conservação ambiental sustentável. Outro forte exemplo disso é o Projeto Eco FAHOR, no Campus Arnoldo Schneider, que, neste ano, foi tema de um evento de porte internacional, sediado em Passo Fundo.

Parabéns e sucesso aos idealizadores e realizadores do Projeto Água Limpa!