A Faculdade Horizontina através do Curso de Economia e a USP – Universidade de São Paulo acabam de firmar uma importante parceria, que trará para Horizontina o primeiro MBA em Agronegócios da região.

O início das aulas está previsto para abril, e vão ocorrer nas sextas-feiras e sábados, a cada 15 dias, durante um ano e meio, no Campus Arnoldo Schneider. Este MBA se destina a profissionais com curso superior completo que tenham interesse no campo do Agronegócio. O foco desta especialização será o de proporcionar uma visão integrada do processo empresarial a partir de conceitos e fundamentos de organização do Sistema Agroindustrial; aprimorar a percepção da inserção do Agronegócio dentro de um ambiente globalizado; realizar estudos de mercados específicos e de processos para administrar riscos; e ainda, o aprimoramento de competências, técnicas gerenciais e habilidades comportamentais.

Para isso temas como, Política Agrícola Brasileira, Derivativos e Trading, Análise de Risco e Crédito, Gestão de Empresas Agroindustriais, Comercio Internacional, Controle de Qualidade, Logística, Marketing, Planejamento, Sistemas Mecanizados, entre outros, serão abordados. Ainda, quatro grandes temas de seminário serão trabalhados: Grãos, Leite, Máquinas Agrícolas e Agroenergia. Temas estes extremamente importantes para o contexto econômico em que a nossa região está inserida.

Com freqüência a USP, e suas escolas superiores em diversas áreas, escolhe temas e instituições com características específicas para a realização de seus cursos de pós-graduação. Nesta ocasião, a estrutura e organização curricular do curso de Economia da FAHOR, chamou a atenção do corpo diretivo da ESALQ- USP (Escola Superior de Agricultura Luiz da Queiroz - Universidade de São Paulo). “A forma como o Curso de Economia da Faculdade Horizontina está organizado, o foco em Agronegócio, fundamental para os profissionais que atuam em nossa região, e a estrutura da FAHOR, foram decisivas para a concretização desta parceria” – diz Cintia Bender, Coordenadora do Curso de Economia da FAHOR.

Já consagrado no estado de São Paulo, onde, desde 1986, forma especialistas oriundos de diversas regiões do Brasil e demais países da América do Sul, o MBA em Agronegócios da Universidade de São Paulo está sendo oferecido pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Portanto, trata-se de uma oportunidade singular de qualificação profissional junto à Instituição de Ensino Brasileira de Maior prestígio no exterior, reconhecida mundialmente por sua excelência na formação de líderes no Agronegócio.

A coordenação Geral do curso está sob responsabilidade do Ph. D Pedro Valentin Marques, que é professor titular da USP. Mas ainda podemos citar o vínculo e o desempenho do Prof. M. Rodrigo Feix, integrante do corpo docente de Economia da FAHOR, e que concluiu seus trabalhos strictu sensu na ESALQ no ano passado, que foram peça chave na formação desta parceria.

As inscrições para o MBA em Agronegócio USP/FAHOR deverão ser feitas até março de 2009, via formulário online no site da ESALQ – USP: http://www.pecege.esalq.usp.br/cursos/?id=70. Neste endereço, poderão ser encontradas informações sobre o MBA. Maiores informações, na secretaria da FAHOR, pelo fone: (55) 3537-1614.