Entre os dias 19 e 22 de março, a Equipe Sinuelo FAHOR de Baja esteve em Piracicaba - SP, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), disputando, com mais 72 outras equipes de 14 Estados brasileiros, a 15ª Competição Nacional de Bajas, promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Nos quatro dias, juízes especializados aplicaram avaliações estáticas (apresentação de projeto e segurança) e provas dinâmicas (velocidade máxima, aceleração, tração e enduro), além de uma novidade: a prova Suspension & Traction. Essa prova consistiu em uma pista exigente e cheia de surpresas, muitas irregularidades, subidas e descidas fortes, além de vários obstáculos, como toras de madeira, que exigiram forte desempenho dos sistemas de suspensão, tração, direção e, sobretudo, robustez dos carros.

Sagrou-se campeã da Competição a Equipe Poli Arsenal e, em segundo lugar, a Equipe FEI Baja 2, ambas de São Paulo. Já a Equipe Sinuelo FAHOR, com um projeto totalmente novo, teve problemas em uma correia da transmissão, que quebrou três vezes, fazendo a equipe perder pontos, finalizando a competição na 18ª colocação, dentre as mais de 70 equipes.

A Equipe Sinuelo FAHOR almejava um resultado melhor do que este, mas estava ciente de que, por se tratar de um projeto totalmente novo, poderia haver problemas em alguns componentes. Vale salientar que o protótipo da Sinuelo FAHOR se comportou muito bem, sem ter quebras de componentes estruturais, como por exemplo: suspensão.

Pelo regulamento, cada equipe pode utilizar o mesmo veículo por, no máximo, dois anos. Em 2008, a equipe colocou na pista, pelo segundo ano, o seu segundo projeto, evoluindo do 17º para o 5º lugar, com o mesmo carro e realizando apenas algumas melhorias. Dessa forma, a Sinuelo FAHOR poderá trabalhar em cima dos acertos necessários nesse terceiro projeto e buscar resultados de ponta novamente. Por isso, a Sinuelo FAHOR não se sente derrotada e está motivada para buscar melhorias.

Assim, a Equipe Sinuelo FAHOR agradece a todos que colaboraram para o desenvolvimento deste projeto e, principalmente, aos seus patrocinadores. E a equipe aproveita a oportunidade para convidar toda a comunidade para conhecê-lo de perto no 11º Jeep Country.