Idealizado pela família Bündchen, o objetivo do Água Limpa é implementar ações de gestão ambiental sustentável para recuperar a qualidade da água, através da recomposição da mata ciliar (vegetação que fica às margens de qualquer recurso hídrico), da preservação das nascentes, do controle sobre o assoreamento e combate à poluição, além de fomentar a educação ambiental às comunidades ribeirinhas, promovendo, assim, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental para preservação e recuperação da biodiversidade dos Lajeados Pratos e Guilherme, atingindo 155 propriedades rurais de Horizontina e Tucunduva.

Desde a fase de elaboração e diagnóstico, iniciada no ano passado, a FAHOR está envolvida diretamente com o projeto e, preocupada em discutir o assunto e torná-lo de conhecimento da comunidade, nos dias 18 e 19 de maio, os acadêmicos do componente curricular Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da FAHOR, com o intermédio do Prof. Joel Tauchen, tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Água Limpa.

Na ocasião, o Sr. Valdir Bündchen, principal articulador do Projeto Água Limpa e que hoje preside o comitê gestor do projeto, fez uma apresentação, destacando o envolvimento da Faculdade Horizontina na elaboração e execução do mesmo, e a importância deste projeto para a recuperação das bacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, que abastecem a cidade de Horizontina.

Já nesta semana, chegaram as primeiras 12.000 mudas de espécies nativas para o plantio das áreas de mata ciliar. As mudas estão no viveiro da FAHOR, junto ao Campus Arnoldo Schneider, que vai atender às necessidades do projeto quanto ao cuidado intermediário. Já a fase final, do plantio, será feito por uma equipe de 12 pessoas (6 de Horizontina e 6 de Tucunduva), sob supervisão de um Engenheiro Florestal, totalizando cerca de 50.000 mudas apenas neste ano.

Além da FAHOR, outras entidades também se engajaram ao projeto, que ganhou uma importante aliada: a Top Model horizontinense Gisele Bündchen, ativista ambiental e de causas humanitárias, que patrocinou o estudo e diagnóstico sobre a implantação da mata ciliar.

O Projeto Água Limpa será lançado, no dia 8 de junho, com a presença de autoridades, entidades envolvidas e os lindeiros (agricultores com terras atingidas pelo projeto). As atividades iniciam pela manhã, na nascente do Laj. Pratos, na localidade de Km16, e seguem na localidade de Ponte Pratos, já com o plantio das primeiras árvores e o posterior almoço de integração entre todos os envolvidos.

Saiba tudo isso e muito mais sobre o Projeto Água Limpa ouvindo o Programa Destaques FAHOR, neste sábado, dia 6 de junho, às 19h20min, na Rádio Olinda 101,7FM. O programa traz a segunda série de depoimentos das diversas pessoas envolvidas no Projeto.