O curso de Engenharia Mecânica FAHOR está entre os poucos cursos do Brasil que possui disciplinas que tratam sobre solos e plantas. Isto diferencia os engenheiros mecânicos formados na Faculdade Horizontina em relação aos conhecimentos ligados à engenharia mecânica na agricultura, pois, conhecendo as propriedades básicas dos solos e as características mecânicas dos vegetais, estes profissionais terão maior competência para analisar os problemas referentes às atividades das máquinas e equipamentos agrícolas. Dessa forma, poderão propor novas tecnologias que venham a superar os problemas de forma econômica e com menor impacto ambiental.

Assim, visando consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas do componente curricular “Propriedades Básicas dos Solos”, no dia 20 de junho, os acadêmicos da turma EM2008, do curso de Engenharia Mecânica, participaram de uma aula prática de campo, realizada na propriedade rural dos irmãos Napiwoski, no interior do município de Horizontina.

Na oportunidade, os acadêmicos visualizaram as características dos solos predominantes no município, assim como a relação das máquinas com o solo, como a semeadora de plantio direto de trigo sobre a palha de soja e a semeadora de soja sobre a palha de milho.

Após a aula prática, os acadêmicos, o professor e os agricultores confraternizaram com um churrasco realizado na choupana da Associação de Professores e Funcionários do CFJL, Sinodal Idiomas e FAHOR, que fica junto ao Campus Arnoldo Schneider.