Com o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica e econômica do que pode ser mais uma alternativa de produção para a região, no dia 11 de setembro, o Curso de Engenharia Mecânica promoveu uma palestra sobre a produção de etanol.

O palestrante, Engº. Eduardo Cauduro Mallmann, da USI S/A (Usinas Sociais Inteligentes), falou sobre uma nova fonte de matéria-prima para obtenção do etanol, que, normalmente, é obtido através da cana-de-açúcar. Trata-se da complementação com sorgo sacarino.

Eduardo, que tem larga experiência na área e usinas instaladas em todo o mundo, comentou que, como a cana-de-açúcar tem sua produção restrita a cerca de 6 ou 7 meses por ano, o sorgo sacarino se apresenta como uma forma a não deixar as usinas ociosas durante o período de entressafra da cana, passando a produzir em cerca de 11 meses ao ano.

Ainda, segundo Eduardo, o sorgo sacarino apresenta uma série de vantagens à nossa região. Como é originário da África, esse sorgo tem grande resistência à seca, o que favorece o seu plantio na região, que apresenta anos de carência ou irregularidade de chuvas.

Assim, a produção do etanol aparece como uma forma de diversificação de culturas e de acesso a pequenos produtores rurais que, através de financiamentos governamentais, via BNDES, também poderão construir usinas de pequeno porte, abrindo o leque de fontes para geração de renda.

Além disso, já foram realizados estudos de viabilidade econômica, que indicaram o potencial da construção destas usinas e a utilização do sorgo sacarino, o que demonstra a demanda da execução destes projetos. E é aí que surgem as oportunidades para a região e para os futuros Engenheiros Mecânicos, formados na Faculdade Horizontina.