No dia 30 de setembro, aconteceu a primeira ação de um novo projeto cultural que está sendo desenvolvido na Faculdade Horizontina. A partir de uma iniciativa do Pastor Acadêmico Olmiro Júnior, a Orquestra de Cordas do CFJL, regida pelo Professor Cléverton Ströher, fez uma apresentação no prédio da Engenharia de Produção, durante o intervalo das aulas.

Segundo o Pastor Júnior, o objetivo do projeto é criar acesso a expressões artísticas e culturais aos acadêmicos da FAHOR e à comunidade, facilitando a diversão de boa qualidade e oportunizando o desenvolvimento de aptidões de todos os que fazem parte da rotina do Campus Arnoldo Schneider. Esta iniciativa está fundamentada nas discussões que vêm acontecendo em Horizontina, acerca do que deve ser disponibilizado aos jovens para que estes tenham uma vida saudável, longe de drogas e violência.

A idéia é a de que, num primeiro momento, com periodicidade mensal, se tenha diversas manifestações culturais: danças, corais, orquestras, apresentações nativistas, etc. E, já para 2010, consolidar a formação de um grupo de canto e instrumental formado por acadêmicos(as) e funcionários(as) da Faculdade Horizontina. Esta ação cria, então, uma alternativa de entretenimento, cultura e informação de qualidade, tudo de forma gratuita e aberta a toda a comunidade.