Independentemente da sua área de atividade ou missão, o Gerenciamento de Projetos é um valor chave que ajuda sua organização a obter um melhor desempenho. De acordo com o Project Manegement Institute (PMI), quando adaptado ou "ajustado" à cultura de uma organização, o gerenciamento de projetos agrega valor ao aprimorar a execução de estratégia e a integração dentro da organização, com uma melhor comunicação e colaboração.

Um projeto pode ser compreendido como um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto ou serviço ou um resultado específico. E esse modo de desenvolver produtos, ideias e estratégias tem sido uma tendência no mundo empresarial, como destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FAHOR, Cláudia Verdum Viegas. “É uma metodologia que traz resultados muito positivos dentro das empresas. Um diferencial é que no desenvolvimento desses novos projetos, reúnem-se profissionais de diversas áreas do conhecimento com um objetivo em comum. Gerenciar projetos de acordo com a metodologia PMBOK, por exemplo, é uma habilidade importante aos profissionais de hoje em dia”, comenta a coordenadora.

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural – todos são projetos. E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

De acordo com informações do PMI, o Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. “Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e, assim, tenham maior capacidade de competir em seus mercados”.

Por sua relevância no mundo dos negócios e pela crescente necessidade de integração das atividades profissionais de diversas áreas do conhecimento, é que a FAHOR promove nos dias 15 e 16 de dezembro, um Curso de Qualificação em Gerenciamento de Projetos, ministrado pelo engenheiro mecânico, mestre em Agricultura de Precisão e Certificado como PMP® (Project Management Professional), Guilherme Beras. O Curso é ofertado aos profissionais que desejam desenvolver suas habilidades e capacitar-se na área de gerenciamento de projetos, aumentando os seus conhecimentos na metodologia PMBOK® do PMI®.