A professora de Química do CFJL/FAHOR, Sheila Bonetti apresentou sua pesquisa na área da Ciência dos Materiais, no XXIV Encontro de Química da Região Sul (SBQ Sul), realizado em Florianópolis.

Conforme explica a professora, a Físico-Química é um dos três ramos principais da Química, juntamente à Química Inorgânica e à Química Orgânica. Ela estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.

Um termo que geralmente é empregado para se referir à destruição gradativa dos metais é a corrosão, porém, esse termo é bem mais amplo, pois existem três tipos de corrosões: química, eletroquímica e eletrolítica, que podem ou não ocorrer com metais, ocorrendo também com concreto e com polímeros, por exemplo.

Dessa forma, o trabalho de pesquisa apresentado no SBQ Sul 2017, consiste na produção de um novo inibidor da corrosão de ligas de Alumínio 2024 - T3. “Esse inibidor foi produzido a partir da lixiviação em meio ácido da Casca de Arroz, um material sustentável e disponível na natureza, na qual foi extraída Sílica pura (SiO2). Após sintetizado o "novo inibidor" foi depositado sobre placas de alumínio 2024-T3 por imersão. Essas placas foram então investigadas, por técnicas eletroquímicas, como a espectroscopia de impedância eletroquímica e microscopia eletrônica de varredura. O novo inibidor sintetizado apresenta possibilidades promissoras de ser aplicado como revestimento anticorrosivo sobre as ligas de AA2024-T3, e se apresenta como uma excelente proposta de aplicação na indústria metalomecânica”, explicou Sheila.