Recentemente a startup Essent Jus, que atua na prestação de contas de partidos políticos e candidatos lançou uma nova ferramenta para melhorar a experiência de doação legal e segura de filiados e simpatizantes aos partidos políticos: Um robô eletrônico para arrecadação de fundos. A novidade tem como objetivo automatizar a arrecadação de doações para partidos e candidatos. A empresa é incubada do Horizonte Ambiente Empreendedor, que é coordenado pela FAHOR, em parceria com o município de Horizontina.

Guilherme Sturm, CEO da Essent Jus, explica que o robô de arrecadação da Essent Jus pode ser programado para usar a base de dados do partido e entrar em contato com os filiados, seja por e-mail ou SMS, a fim de estimular a cultura de doação. Tudo de forma automática, o que praticamente dispensa a intervenção humana no processo, agiliza e dá uma escala muito maior do que os partidos e candidatos vinham conseguindo.

A nova solução da Essent Jus já atende mais de 500 clientes, com partidos a nível municipal e estadual, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás. Em todo o Brasil existem 35 siglas partidárias e a Essent Jus já atende diretórios municipais e estaduais de 14 delas. Guilherme destaca o fato de que no mundo digital mesmo sendo uma empresa do interior do estado do RS é possível ter uma abrangência nacional. “A meta para o início de 2018 é atingir mil clientes e para o período eleitoral atender 3 mil diretórios municipais, estaduais e federais e mil campanhas, entre elas candidatos a governador e presidente” , afirma Guilherme.