O professor Rodrigo Feix, do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Horizontina, participou, na condição de co-autor, da segunda edição do livro intitulado “Economia do meio ambiente: teoria e prática”, lançado, dia 21, no Rio de Janeiro, pela Editora Campus-Elsevier.

O livro trata da complexa relação entre Economia e Meio Ambiente e é resultado de um trabalho conjunto entre professores e pesquisadores renomados na área. Organizado pelo norte-americano Peter May, atual presidente da International Society for Ecological Economics, o livro visa preencher uma lacuna na literatura, visto que é a única referência em língua portuguesa que trata da Economia do Meio Ambiente numa perspectiva informada pela literatura internacional e pelos principais especialistas em cada assunto, mas com enfoque direcionado à realidade brasileira.

Para a 2ª edição o conteúdo do livro foi completamente revisado, porém preservando o formato didático antigo, chave do sucesso da primeira edição. Foram incluídos exercícios, guias de leitura adicional e um estilo orientado para o uso em cursos dedicados ao tema de Economia do Meio Ambiente no Brasil.

O livro reflete a evolução de conceitos e temas ambientais da atualidade, incluindo três novos capítulos com destaque na valoração e mecanismos de compensação pelos serviços da natureza (carbono, água e biodiversidade), a avaliação econômica de usos do solo na floresta amazônica e o potencial para energia de fontes renováveis. Adicionalmente, reforçou-se a base teórica e metodológica presente na primeira parte do livro, com a adição de dois novos capítulos, sobre o fundamento termodinâmico da economia ecológica e a criação e aplicação de indicadores de sustentabilidade. Finalmente, foi elaborado um capítulo completamente novo sobre o tema de comércio internacional e meio ambiente, do qual participaram em parceria os professores Rodrigo Feix (FAHOR), Luciana Togeiro de Almeida (UNESP) e Sílvia Miranda (USP).

Segundo o professor Rodrigo Feix, os economistas têm assumido o papel de protagonistas no encaminhamento das principais soluções para os desafios ambientais, tanto ao nível global quanto local. Atualmente, diante da dimensão do tema, existe grande escassez de profissionais aptos a trabalharem na área, o que torna o livro especialmente relevante aos interessados. Ainda, segundo o professor, a crescente demanda das ONG’s, associações de classe, empresas e governo por profissionais especializados na temática ambiental levou, inclusive, a proposição da incorporação da disciplina Economia do Meio Ambiente na grade curricular do curso de Economia da FAHOR. Assim a instituição se prepara ainda mais para formar profissionais capazes de promover o desenvolvimento sustentável.

O professor Rodrigo Feix já trabalha na captação de recursos para um novo livro, com previsão de lançamento no próximo ano, que retratará a vida e obra dos pioneiros e empreendedores do agronegócio brasileiro.