Motivados pelo professor Adalberto Lovato, na disciplina de Fontes Alternativas de Energia, uma turma de estudantes de Engenharia Mecânica da FAHOR está aplicando em casa o conhecimento adquirido em sala de aula.

O professor incentivou os estudantes a adquirirem placas fotovoltaicas e instalar em suas residências, a fim de comprovar na prática seus benefícios para a família bem como para o meio ambiente. Na continuidade dos estudos, o grupo de alunos está no processo de instalação das placas e já definiram o local de acordo com a localização de cada uma de suas residências, que se espalham pela região, em diversas cidades.

A energia fotovoltaica é a energia produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

Depois de instaladas em casa, os alunos vão acompanhar os efeitos e apresentar um relatório da atividade, ainda no mês de abril.