Como saber a melhor forma de produzir um produto? Como saber quantas pessoas demandam para realizar determinada tarefa? Colmo definir o tempo em relação a produtividade do trabalhador e da máquina?

Perguntas como essas são comuns na indústria e em muitas empresas, pois não apenas no processo produtivo pode ser aplicado o conhecimento sobre métodos e processos.

Ao descobrir métodos melhores e mais simples de se exercitar uma tarefa é possível aumentar a produtividade, diminuir o custo, aumentar o conforto e a segurança do trabalhador, reduzir desperdício e tempo e ainda, colaborar na organização e na padronização de tarefas.

Na disciplina de Métodos e processos os alunos de Engenharia da Produção simularam numa atividade prática o processo produtivo na montagem de um ventilador , para definir a engenharia de métodos e processos aplicado na linha.

De acordo com o professor Sirnei Kach, os estudantes realizaram a verificação de dados em relação ao tempo de montagem, número de postos e número de pessoas. “Com base nisso eles conseguem definir qual sequência de processos e atividades possui o melhor resultado”, explicou Kach.