O Seminário Gestão e Qualidade, promovido pelo Curso de Engenharia de Produção da FAHOR reuniu os engenheiros da John Deere, Jonas Reckziegel e Kleber Ristof, para compartilhar experiências na área da Qualidade.
Os engenheiros dividiram o tempo e conversaram com estudantes da FAHOR compartilhando as experiências em empresas ligadas ao agronegócio. De acordo com os engenheiros, o agronegócio é a locomotiva do país, pois até 2024, deve crescer 50%. “Com isso a indústria terá demanda de produção de máquinas e equipamentos. Neste contexto há um incentivo do governo, com incentivos diversos. Então produzir em grande volume, exige qualidade com produtividade, em função da concorrência de mercado”, comentaram.
Para que seja implantado um sistema de Gestão da Qualidade são necessárias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão. Essas ferramentas possibilitam à empresa chegar a um grau de eficiência/eficácia em uma determinada atividade ou processo. Mas, devem-se ter profissionais capacitados para que as ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, do contrário, os resultados podem ser incorretos.
“Métodos de inspeção e controle não são substituídos e nem sempre percebidos pelas empresas. A aplicação de métodos e ferramentas da qualidade são os principais elementos que garantirão um ótimo resultado com qualidade e produtividade no processo como um todo. A melhoria contínua é configurada pela gestão de métodos e garantia de resultados”, comentaram os palestrantes.
O coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Sirnei Kach destacou que esses temas serão discutidos novamente em outros momentos, pela importância e impacto que causam quando são aplicados corretamente. “Outro detalhe muito importante e que possui especial atenção nas empresas, é em relação ao trabalho de pós-venda que aplicam em contrapartida a manutenção e fidelidade dos clientes. O custo desta atividade de suporte ao produto tem valor insignificante se considerar o custo pela não qualidade e, com maior impacto ainda se detectada no cliente. Apresentar capacidade de antecipar-se ao problema e dar este respaldo ao cliente é um dos diferenciais que as empresas buscam e precisam ofertar ao mercado", frisou Kach.