A psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Horizontina, Cassiele Pauli esteve ministrando uma aula aos acadêmicos do 3º semestre de Ciências Econômicas, que cursam a disciplina de Microeconomia e abordou um tema de considerável importância para os estudantes: a psicologia do consumidor.

O professor Márcio Kalkmann que está trabalhando aos conteúdos do comportamento do consumidor acredita ser fundamental este contato com a Psicologia. “Precisamos entender que além dos fatores racionais tão estudados e cristalizados na Economia, fatores emocionais e os processos mentais envolvidos no processo de compra também são indiscutivelmente definidores dos aspectos sociais e econômicos de uma comunidade”, frisou.

Para a acadêmica Michele Beatriz Ferreira o comércio está se adaptando e se aprimorando em questões que relacionam o encantamento do seu cliente. “São diversas as formas que podem além do preço, benefícios e qualidade levar o consumidor a se tornar assíduo nos estabelecimentos ou fiel a uma marca, assim como o atendimento com empatia e persuasão, diferenciais em estrutura para acolhimento do cliente, envolvimento social, entre outros", destacou.

Para a acadêmica Alessandra de Moura Soares, a palestra proporcionada pela psicóloga Cassiel lhe fez compreender a psicologia do consumidor, mostrando que em grande parte das nossas ações o subconsciente está agindo.

Já a estudante Bruna Ruchel destacou a análise do comportamento do consumidor possibilita saber exatamente quais estratégias criar para atingi-lo. “Em poucas palavras, conseguir criar uma demanda para oferta e descobrir a melhor forma para isso tanto encontrando as necessidades do agente econômico e trazendo soluções, quanto criando e inovando com algo que passe a ser uma necessidade para o consumidor”, afirmou.