Foram finalizados os treinamentos dos pesquisadores que vão atuar no mapeamento da economia de Horizontina e os mesmos já estão à campo para a coleta de dados. O trabalho está sendo realizado pelo curso de Ciências Econômicas da FAHOR, por meio da Tendência Consultoria e Assessoria Júnior, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Horizontina.

A pesquisa está sendo aplicada nos setores de atividade econômica de Horizontina e junto aos consumidores locais e regionais que fazem suas compras no município. Conforme explica o coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Stephan Sawitzki, a pesquisa auxiliará na elaboração de diagnóstico do que pode ser melhorado, o que deve ser mantido e quais as potencialidades do município para atração de novas empresas, sejam na indústria, no comércio ou em serviços gerais.

“Esse trabalho pretende identificar também o que os consumidores avaliam como pontos positivos e negativos da economia local,para dar subsidio para a tomada de decisão das empresas para cada vez mais alavancarem seus negócios” disse o economista.

O grupo de pesquisadores, formado pelos professores Jonas Silva, Marcelo Blume Márcio Kalkmann e Stephan Sawitzki e mais oito estudantes da FAHOR, começou a aplicar questionários, inicialmente na indústria, e a realizar um levantamento de dados de órgãos municipais, estaduais e federais “Esse trabalho pretende oferecer subsídios concretos, tanto para a iniciativa privada como para o poder público, auxiliando na tomada de decisões, canalizando os recursos de forma mais eficiente e contribuindo para o constante crescimento e desenvolvimento do município. A pesquisa também envolverá a comunidade como um todo, despertando um olhar mais atento para o que acontece na economia local. Deste modo, todos os segmentos poderão contribuir de alguma forma para nosso fortalecimento econômico e para que Horizontina se mantenha como uma das grandes economias da região”, afirmou Stephan.