O Curso de Controle e Automação chega ao seu 8º semestre na Faculdade Horizontina e a cada disciplina que é encerrada, mais projetos apresentam-se como resultados positivos da troca de conhecimento e aprendizagem.

Na noite desta quarta-feira, no encerramento da disciplina de Microcontroladores para Automação, ministrada pelos professores Cristiano Osinski e professor Cláudio Tomm,  o desempenho da turma foi avaliada na execução dos projetos, construídos a partir da aplicação de microcontroladores. “Para desenvolver esses projetos, os estudantes necessitavam de conhecimento prévio, de outras disciplinas, nas áreas de programação e eletrônica”, comentou o professor Cláudio.

Pode-se dizer que  um microcontrolador é uma CPU de pequeno porte, capaz de executar um conjunto de tarefas, a partir de uma instrução.  “Ele é o cérebro da automação, pois é ele quem executa o comando ou a instrução daquilo que programamos ou necessitamos. Ele é um dos componentes do Arduíno, mas a plataforma acaba por engessar as tarefas. O microcontrolador recebe infinitas instruções, e exige que o estudante saiba como ele funciona, por isso é desafiador e assim o estudante consegue compreender como isso funciona e também aprende a aplicar o conhecimento”, afirmou Cláudio.

Os projetos apresentados foram:

Bloco de Led's: diversos componentes que mesclam luzes, programação e formam letras e palavras. Grupo composto pelos estudantes Marcelo Tavares, Maicon Schwinn e William Jerzewski.

Esteira Industrial: Criado pelos estudantes Augusto Plack e Vitor Labs, o microcomputador comanda a contagem de peças que passa pelos sensores, na esteira.

Central do Mate: Desenvolvido pelos estudantes  Ânderson Canssi e Bernardo Scheunemann, automatiza o processo de cevar um chimarrão, de maneira prática e inovadora.

n1914 1

n1914 2

n1914 3