O professor e coordenador do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Sirnei César Kach publicou um livro na área da Engenharia de Processos. A obra "Implementando um sistema de gestão com base no APQP" trata da implementação do Planejamento Avançado na Qualidade do Produto (APQP) em uma empresa do setor de engenharia de processos.

De acordo com o professor, o APQP é uma metodologia de gestão dos processos onde se gerenciam as demandas e responsáveis por etapas de elaboração de produto ou processos. “Este método é dividido em cinco fases que por sua vez, é composto por 23 etapas, neste modelo que implementei. A origem da metodologia vem da Ford que criou o método APQP, contudo, com mais de 40 etapas. Neste meu livro eu proponho um modelo enxuto e com mais facilidade de aplicação mostrando que pode ser utilizado em empresas de menor porte e com um processo mais simples e com os mesmos resultados”, explica o professor.

A implementação da metodologia abordada no livro foi realizada em 6 meses e está ativa, gerando resultados e possibilidades de ação sobre os problemas de gestão que possam ocorrer. “A metodologia utiliza um sistema de controle de dados e geração de indicadores imediata à alimentação do cronograma, apontando atraso e responsáveis pelo mesmo, seja o responsável ou quem interferiu gerando atraso”, comenta Kach.

Os exemplares do livro já estão disponíveis para consulta no acervo da Biblioteca do Campus da FAHOR.

n1932