O professor da disciplina de Metodologia de Pesquisa, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina, Cassiano Telles, acaba de publicar mais uma de suas pesquisas. Desta vez, o docente trabalhou “As dificuldades na prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Básica na percepção da gestão escolar”.

A pesquisa foi publicada na Revista e-Mosaicos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Para este estudo Cassiano utilizou entrevista, com 18 professores de escolas da rede de ensino pública. Foram identificadas oito dificuldades, classificadas em sua maioria na “dimensão sociopolítica/cultural”. O artigo completo pode ser acessado em: https://bit.ly/2KTUGKn.

A FAHOR incentiva estudantes e docentes na produção acadêmica e, como afirma Cassiano, “não se faz um bom profissional sem curiosidade”. “É de extrema importância o envolvimento dos professores e acadêmicos com a pesquisa. Um país, estado, município, faculdade ou universidade que não possui pesquisa, não possui desenvolvimento. Nenhum assunto ou tecnologia se desenvolve sem pesquisa, ela é fundamental para termos uma sociedade melhor”, relata Cassiano.

O docente também comenta a importância de manter-se atualizado, buscar sempre novos conhecimentos e novas tecnologias. Mesmo para quem já possui um grau de formação elevado é de extrema importância buscar aperfeiçoamento profissional e intelectual. “Observo a necessidade de pesquisarmos e a posteriori publicarmos nossas descobertas, pois nenhum professor/pesquisador gera conhecimento sem divulgar, sem externar suas descobertas”, afirma o professor.