Estudantes das engenharias de Controle e Automação, Mecânica, Produção e Ambiental da FAHOR receberam informações importantes sobre normas de segurança na noite de quinta-feira, dia 7 de junho.

O engenheiro eletricista e professor  Darlan Fischer abordou detalhes da NR-10 (norma regulamentadora sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade) e NR-12 (norma regulamentadora sobre segurança no trabalho de máquinas e equipamentos).

Poucas atividades são tão arriscadas e necessitam tantos cuidados quanto às atividades com a eletricidade. Por isso a importância de conhecer a NR-10, que estabelece requisitos e condições mínimas na implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos, buscando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Já a NR 12  define princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

O professor coordenador da atividade, Cristiano Rosa dos Santos destaca que as informações sobre segurança do trabalho são conhecimentos essenciais para os engenheiros, pois estão diariamente trabalhando na criação e melhoria de máquinas, instalações e produtos e por isso devem estar atentos a essas referências.

n1962 1

n1962 2

n1962 3