A primeira empresa Incubada no Horizonte Ambiente Empreendedor de Horizontina, Orgreen, segue cumprindo suas metas perante o Sebrae, que fomenta projetos de inovação tecnológica.

A Orgreen foi contemplada em 2016 com recursos do programa para aplicar no desenvolvimento de um produto de geração de eletricidade por meio da tecnologia heliotérmica, utilizando o sol como fonte de energia.

De acordo com o sócio da Orgreen, Diego Mayer, o grupo trabalha na fase de desenvolvimento de protótipos de turbinas e do sistema para gerar vapor de água superaquecido. “A primeira versão da turbina desenvolvida já foi testada, no entanto, utilizando ar comprimido, que apresentou resultados muito satisfatórios. A segunda versão da turbina também já foi desenvolvida e projetada, e no momento está na fase de fabricação”, comentou.

Diego explica que o sistema para gerar vapor de água superaquecido, composto por queimador de óleo pesado, bomba multiestágio, evaporador e acessórios da linha de vapor, estão sendo construídos e adquiridos. “O queimador foi construído e testado; a bomba foi comprada; o evaporador está sendo construído no momento; e os acessórios da linha de vapor estão em orçamentos”, declara.

Além disso, para realização dos testes e conhecimento da eficiência da turbina é necessário finalizar a aquisição de um gerador elétrico, e construir e adaptar um equipamento para medição de potência da turbina, para comparações dos resultados teóricos e práticos. A próxima visita do Sebrae para acompanhamento do projeto será em setembro.

n1976