O egresso do curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, Ringo Ottmar Richter formou-se em 2012 e concluiu recentemente seu Mestrado em Engenharia Mecânica.

Atualmente Ringo atua profissionalmente no segmento de energia, na empresa WEG Equipamentos Elétricos, unidade de Jaraguá do Sul-SC. Sua função é “Analista de Engenharia de Processos”, que consiste basicamente em desenvolver, analisar e definir melhores processos de fabricação, realizar capacitação fabril, implantar melhorias com foco em produtividade, redução de custos, qualidade e segurança.

O egresso iniciou sua carreira profissional ainda antes de iniciar a graduação, mas na área da Engenharia teve um trabalho efetivo na John Deere de Horizontina e posteriormente iniciou sua atuação na WEG. Ringo afirma que no início de sua atuação possuía um grande conhecimento na área. “No inicio sempre há certa insegurança, mas com a realização dos primeiros trabalhos, confirmei que tive uma excelente formação”, destaca o egresso.

Ainda na graduação, Ringo participou de um dos projetos oferecidos pela FAHOR, o “MasBáh Aerodesign” e afirma que de maneira geral, tudo o que se vive durante a graduação é importante, mas que participar do projeto o fez crescer como pessoa e como profissional. “O trabalho em equipe, a necessidade de tomada de decisões, a realização do projeto e melhorias, com posterior fabricação, testes, verificação e necessidade de resultados, englobam praticamente todas as etapas vivenciadas no dia a dia de um Engenheiro. A participação no projeto foi uma incubadora para a função de engenheiro na indústria”, explica Ringo.

Quanto ao mercado de trabalho, como profissional em atuação, o egresso percebe algo muito amplo. “Por mais que estamos em um mercado cauteloso, há espaço para todos os profissionais que possuem vontade de atuar na área. Para quem está cursando ou irá cursar Engenharia Mecânica na FAHOR, podem ter certeza que existem muitas portas abertas nesta área, basta ter foco e buscar constantemente seu objetivo, pois o mercado tem espaço para todos”, afirma Ringo.

Aos os estudantes, Ringo deixa um recado: “Durante o curso busque absorver ao máximo os conhecimentos repassados e oportunidades disponíveis para desenvolvimento. Quanto maior o esforço e energia aplicados durante este período, maiores e melhores serão os resultados colhidos na sua vida profissional”.

Para o momento, com a conclusão do mestrado, o projeto de vida de Ringo é ser professor, atuar no meio acadêmico. “A primeira parte está feita, de agora em diante, irei em busca dos próximos passos para alcançar meu objetivo”, comenta o egresso com convicção.