Neste mês a professora da FAHOR, Cátia Raquel Felden Bartz, embarcou rumo a Zaragoza, na Espanha, para mais uma fase do seu doutorado. No ano de 2007 a professora ingressou no doutorado na universidade UNIZAR, quando residiu, por um ano, na Espanha.

No dia 06 de julho deste ano, a doutoranda foi novamente a Zaragoza, agora, para a apresentação do Modelo de Gestão Triple Bottom Line e com posterior aplicação do modelo em uma base de dados de empresas de capital aberto.

Confira o depoimento enviado pela professora Cátia: 

"Depois de duas semana aqui na Espanha, tenho algumas novidades para contar a vocês. A Espanha de hoje, não se parece muito com a Espanha de 2007 e 2008, período em que residi aqui em Zaragoza, a crise econômica é visível e a taxa de desemprego esta em 22%.

Zaragoza, onde esta localizado o meu curso de Doutorado (UNIZAR), é uma cidade universitária e possui um turismo mais religioso, deste modo não foi muito afetada com a crise.

Aqui na UNIZAR, além de colegas espanhóis, existe uma grande diversidade cultural no curso, tenho colegas de muitos países, como México, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Cuba, Rússia, França e Itália.

No dia 14 de Julho, realizei a defesa da Equação Econométrica, e do modelo que estou construindo para identificar o impacto da informação financeira e de sustentabilidade na geração de valor econômico para as empresas de capital aberto. Trabalho com uma amostra de 1.800 empresas que operam na Bovespa e na Bolsa de Nova York.

Pela tarde, já saiu a minha qualificação, obtive a nota máxima, como eles chama aqui "Sobresaliente cun Laude". Estou muito feliz, pois isso é o resultado de mais de dois anos de pesquisa. Agora caminho para a aplicação do modelo, na base de dados das empresas e no desenvolvimento e aplicação de uma teoria, na qual seja possível alinhar rentabilidade com sustentabilidade.

Tive, também, aqui na UNIZAR, algumas aulas sobre um programa que auxilia a tomada de decisões nas empresas, que se chama Expert Choice, muito conhecido e utilizado na Europa. O programa já existe no Brasil, mas ainda é pouco conhecido, devido ao seu alto custo de aquisição.

Existem diferenças gigantescas entre um país desenvolvido e um país emergente, principalmente nas garantias básicas de bem estar social promovidas pelo governo e no desenvolvimento de tecnologia. Investimentos em educação sempre recebem uma atenção especial nos orçamentos públicos e privados aqui na Espanha. Como pesquisadora, acredito no desenvolvimento da nossa região (noroeste do Rio Grande do Sul) e das nossas potencialidades, através de parcerias entre o poder público, privado e as Instituições de Ensino Superior."