A Art Da Terra é uma atividade cultural, que objetiva a valorização e o resgate histórico de um povo, retratado nos detalhes e belezas da cultura. A Exposição conta com obras de artistas locais, que retratam nas suas peculiaridades, experiências culturais, o resgate da historicidade de gerações que antecederam e sustentam a geração contemporânea.

A 2ª edição da exposição, realizada no Campus da Faculdade Horizontina, encerrou na noite de 24 de agosto com a participação do Coral Tutti Buona Gente, da Associação Cultural Italiana de Horizontina e Região, que foi fundada em 04 de dezembro de 2002. 

A Associação mantém uma programação anual com as mais diversas manifestações, seja na gastronomia, na cantoria, no cultivo da língua italiana, com o intuito de valorizar e perpetuar a cultura italiana. Atualmente, o grupo conta com 68 associados tendo Valtemir Alegranssi como presidente. 

Para a 2ª Art da Terra, o Grupo de Cantos Tutti Buona Gente, contou com a regência do professor Jomar Katmareck de Almeida e acompanhamento na gaita, de Elpídio Ferreira.

Enquanto prestigiavam as belas canções italianas, o público presente também acompanhou a senhora Norma Pedó, desenvolvendo um trabalho artesanal com palha de trigo, confeccionando tranças para chapéus de palha, usados pelos imigrantes italianos.

O Grupo de Cantos Tutti Buona Gente apresentou canções que falam da saudade e da paixão por suas famílias, dos soldados confinados nos regimentos. São músicas que mesclam a língua italiana com o dialeto. AS canções apresentadas foram: Sul Capello Che noi Portiamo, La Verginella e Quatro Cavalli che Trotano. 

A última noite da Art da Terra também foi prestigiada pelos artistas locais e pelos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e turmas do EJA, da Escola Estadual Albino Fantin, de Horizontina. 

n2039 2

 

n2039 1

n2039 3