A Equipe Baja Sinuelo FAHOR é responsável pelo projeto extracurricular que têm por objetivo construir um veículo off road e disputar nas competições de Baja da Sociedade Engenheiros da Mobilidade-  SAE Brasil. A equipe é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Horizontina.   

De acordo com o professor Jonathan Camargo, nesse projeto os alunos da instituição participam de forma voluntária e são desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para projetar, construir, testar e validar o protótipo de um carro. “Os estudantes também são desafiados na parte de gestão e marketing da equipe. A competição tem normas rígidas, principalmente de segurança. O custo do protótipo (válido por apenas 2 anos) fica em torno de R$30 mil reais e temos ainda as despesas da equipe nas competições que se busca a participação,  sendo duas regionais e duas nacionais. Devido a esse custo alto, a equipe vem procurando alguns modos diferenciados para arrecadação de fundos,  e um deles é esta “vaquinha” online, onde qualquer pessoa física pode doar um valor a partir  de R$20,00. Estamos com expectativa que esta mobilização possa colaborar com a equipe, auxiliar nossos estudantes a continuarem pesquisando e assim, buscando novas soluções para a mobilidade”, destacou Jonathan. 

As atividades com o Baja e a parceria da SAE Brasil  tem muito destaque e é um diferencial na FAHOR, oportunizando a participação e integração de diversas áreas da engenharia e da economia, incentivando a pesquisa e a criatividade nos estudantes. “O protótipo chama a atenção dos estudantes de ensino médio nos eventos da Faculdade e tem sido utilizado em feiras científicas, ele gera curiosidade e é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de cada estudante participante do projeto já que permite a  investigação de novas técnicas e novos materiais alternativos para construção de veículos, além da experiência de participar de competições do Baja SAE Brasil”, destacou o professor. 

Os recursos da Vakinha online serão aplicados para custear a compra de materiais para a construção do veículo e na participação da equipe nas competições. Acesse o site www.vakinha.com.br/vaquinha/baja-sinuelo-fahor e ajude!!

n2082 3

n2082 1

n2082 2