Na quarta-feira, dia 5, a Administração Municipal promoveu o 1º Seminário da Família Rural de Horizontina. Para isso, a prefeitura contou com o apoio da FAHOR, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Sicredi, ACIAP, Emater, Cresol e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estas instituições se uniram para a realização deste evento, com o objetivo de despertar o empreendedorismo, a inovação e o potencial do interior de Horizontina, ao mostrar que existem inúmeras chances de negócios e crescimento. 

O evento foi realizado no Centro Cultural, com abertura oficial realizada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural de Horizontina, Marcos Aurélio Schneider. Em seguida, o Instrutor e Consultor do SENAR, Márcio Rodolfo Zimmermann, falou aos presentes sobre “Perspectivas e tendências de mercado do agronegócio”.

Na sequência, o professor da FAHOR, Economista e Mestre em Economia, Márcio Leandro Kalkmann, apresentou os números da agropecuária em Horizontina. Márcio também foi o responsável pelo painel “Compartilhando experiências que deram resultados”, em que foram exibidos vídeos com cases de sucesso de famílias de agricultores horizontinenses. Compartilharam suas experiências as famílias: Keller (suinocultura terminação e leite), Christmann (suinocultura creche e leite), Widz (agroindústria), Rex (produção de hortigranjeiros e energia solar) e Kretschmer (vinícola).

No terceiro momento da manhã, o Coordenador de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca, e Cooperativismo do Estado do Rio Grande dos Sul, Ernesto Ivo de Lima, falou sobre a temática “Sucessão rural e alternativas de renda”.

Para finalizar a programação, o Secretário Marcos Aurélio Schneider, o Vice-prefeito Jones Cunha e Vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, apresentaram algumas novidades relacionadas à agricultura para 2019. Marcelo destacou que a FAHOR, como instituição que incentiva o desenvolvimento regional, quer impulsionar os negócios e a agricultura de Horizontina. O vice-diretor também lembrou que está à disposição da população, o Horizonte Ambiente Empreendedor - Incubadora Tecnológica, que é uma parceria da FAHOR e Prefeitura, onde os agricultores podem buscar orientação para novos negócios e empreendimentos.

n2131 1

n2131 2