Para desenvolver na prática as habilidades e conceitos trabalhados na disciplina de Liderança, a professora e psicóloga Aline Riffel desafiou seus estudantes a liderarem os acadêmicos da disciplina de Processos de Fabricação, sob a responsabilidade da professora Francine Centenaro.
A união das duas turmas teve o objetivo de propiciar aos estudantes o exercício da liderança de um grupo de pessoas em um processo de trabalho. “Convidamos o proprietário do Atelier do Ciclista de Horizontina, Leonardo Costa, para participar deste desafio. Ele prontamente disponibilizou as bicicletas e veio até FAHOR explicar aos alunos como é realizado o processo de montagem e desmontagem de uma bicicleta, além de acompanhar toda a aula para auxiliar em alguma eventual necessidade”, explicou a professora Aline .
Vencida esta etapa do desafio, os futuros Engenheiros de Produção, no exercício de sua liderança, organizaram uma matriz de competências, um fluxograma de montagem e desmontagem, análise dos tempos e feedback com suas equipes para melhoria do processo, reaplicando o processo de montagem e recalculando os tempos de cada etapa. “A atividade foi extremamente importante e desafiadora, estimulou os acadêmicos a ampliarem suas habilidades de comunicação, organização, gestão e principalmente capacidade de dar e receber feedback, vivenciando na prática alguns dos desafios de um líder engenheiro”, ressaltou Aline Riffel.
A FAHOR acredita que o trabalho interdisciplinar e as atividades práticas são fundamentais para o aprendizado, e considerando o Perfil do Egresso da Engenharia de Produção, busca-se por meio destas atividades desenvolver a capacidade de identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projetos, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços, além de desenvolver uma visão crítica, interdisciplinar e sistêmica.