Nos últimos encontros da disciplina de Processos de Fabricação - Setor Têxtil a professora, engenheira de produção, Eliane Garlet convidou empresários locais do segmento para compartilharem conhecimentos com os estudantes de Engenharia de Produção da FAHOR.

Nessa semana o empresário Ilvo Haacke, da Pabruan, que desenvolve uniformes e camisaria esteve na FAHOR onde uniu sua experiência em sala de aula e a experiência na empresa de confecções para motivar os estudantes a pesquisarem sobre equipamentos e novas tecnologias no setor têxtil e, presencialmente, tirou dúvidas dos estudantes enquanto apresentavam as pesquisas para a turma.

Ele ainda falou sobre a evolução dos equipamentos e como são empregados em empresas de diferentes portes, além de apresentar alguns dados em termos de tecnologia aplicada aos tecidos. Segundo o aluno Cristiano Becker, o evento foi muito produtivo pra quem não tem conhecimento de processos têxteis bem como conhecimento dos maquinários e seus custos de aquisição. “Mesmo a região não tendo demanda do setor têxtil, ter conhecimento aprofundado nisso, essa disciplina e as atividades dela nos prepara para atuar em outras regiões, e alcançar novas oportunidades, aqui ou fora. Muitas regiões de Santa Catarina tem esse setor bem desenvolvido, então é bem pertinente conhecer os equipamentos, custos e algumas informações que na teoria a gente não compreende, e ter alguém da área falando conosco é muito importante e produtivo”, afirmou.

Haacke também falou sobre a aplicação do lean manufacturing nos processos de produção têxtil e como isso impacta na organização, controle e rendimento do negócio. 

No próximo encontro a empresa HE Confecções também traz informações sobre as novidades relacionadas às matérias-primas da indústria têxtil.

Mais imagens neste álbum. 

n2138 1

 

n2138 2