Durante a graduação os estudantes da FAHOR passam por disciplinas que demandam mais atividades práticas, e outras mais teóricas. Entende-se que aliar teoria e prática é sempre uma boa opção para um aprendizado completo e eficiente. Neste semestre, a professora Cassia Bordim ministrou as disciplinas de Cálculo II e Cálculo III, para os cursos de Engenharia, sendo que estas disciplinas não demandam o uso de laboratórios.
Entretanto, com o objetivo de tornar a disciplina mais dinâmica, a docente buscou aliar a teoria, com atividades práticas, simples e que possam ser aplicadas no dia a dia dos estudantes, futuros Engenheiros.
Na disciplina de Cálculo II, a professora Cassia desenvolveu cálculo de volume por integral dupla da esfera, tendo como objeto uma esfera de rolamento; cálculo de volume por integral dupla de um cachimbo; cálculo de volume do cone, por integral tripla, em que a professora trouxe como objeto de estudo uma casquinha de sorvete para cada aluno e, após a atividade concluída, puderam saborear um sorvete; cálculo de volume de uma lixeira de cano de PVC com base superior inclinada, sendo que a lixeira foi confeccionada com restos de canos de obras, mostrando a possibilidade de reaproveitamento de materiais.
Já na disciplina de Cálculo III, a docente realizou a verificação experimental do comportamento de um movimento harmônico simples em um sistema massa-mola livre, sem atuação de forças externas e sem atrito. Nesta atividade, os acadêmicos coletaram dados e realizaram cálculos necessários para escrever a equação do movimento e, posteriormente resolveram a equação diferencial de ordem superior com condição inicial. A massa dos objetos usados foi pesada em uma balança digital. Esta atividade foi realizada no laboratório de Física, com um suporte com mola.
Essas atividades contribuem para que o estudante consiga visualizar a aplicabilidade de diversas fórmulas e conceitos em pequenos momentos do dia a dia, mas também auxilia na fixação do conteúdo, que é a base para o desenvolvimento de inúmeros projetos no decorrer da carreira profissional.