A 3ª Mostra de Maquetes do Curso de Engenharia de produção da FAHOR trouxe exemplos práticos de uma importante rotina do engenheiro de Produção: gerenciamento.
A proposta da disciplina de Projetos de Instalações Industriais é apresentar ao estudante os diversos fatores que influenciam no projeto e execução de novas indústrias ou de novos espaços. Gerir significa planejar, executar e controlar as atividades, garantindo os recursos necessários e a qualidade do resultado final.
Com esse intuito, após a apresentação dos diversos conceitos os estudantes foram desafiados a elaborar um artigo científico sobre os temas estudados e, no encerramento da disciplina, colocar em prática tudo o que estudaram criando um layout industrial ou melhorar algum processo já conhecido. Eles deveriam escolher um produto e definir desde a localização da empresa, macro e microrregião, avaliar terreno, averiguar a melhor maneira de construir o prédio, indicar vigas, pisos, paredes, etc. Depois, indicar os diferentes processos, o fluxo de Produção, layout, recursos, pessoas, equipamentos, logística interna e externa, entre outros detalhes.
De acordo com o professor Sirnei Kach que é o responsável pela disciplina, o intuito era apresentar todas as fases da construção, instalação e funcionamento da indústria para que possam dialogar com outros profissionais da Engenharia. “O importante não é saber os detalhes ou como todas as partes funcionam, pois outros profissionais vão se envolver na obra, por exemplo. Entretanto, se o engenheiro de produção vai gerir a obra, ele precisa conhecer todos os processos inerentes a isso”, explicou Sirnei. “As maquetes são uma forma de visualizar o projeto e como foi pensado a indústria”, acrescentou o professor.
Durante a disciplina houve participações de profissionais de outras Engenharias tratando de assuntos como ergonomia e segurança na construção, e também falando sobre detalhes da Engenharia Civil para construção de uma planta industrial.