A constante atualização e incentivo à pesquisa são características presentes nos professores e acadêmicos da Faculdade Horizontina. Neste sentido, docentes, estudantes e egressos estão em busca de novos temas para serem pesquisado e que sejam relevantes à toda a sociedade.

Os recentes formandos da FAHOR, Valcir Marques de Menezes, formado em Engenharia Mecânica no dia 23 de fevereiro e Joici Cristiane de Souza, formada em Economia no dia 16 de fevereiro, em parceria com o Porfessor Sirnei César Kach publicaram dois capítulos de livro pela Editora Atena. Os trabalhos também tiveram contribuição da egressa de Engenharia de Produção, Raquel Sassaro Veiga, do Gerente Comercial da Magma – SP, Reinaldo Oliveira e da acadêmica de Biologia da URI Santo Ângelo, Thainá Regina Przibilowicz Kach.

Os capítulos foram publicados no livro intitulado “A Engenharia de Produção na contemporaneidade II”, da Editora Atena e podem ser consultados no site: https://www.atenaeditora.com.br/.

Um dos trabalhos abordou sobre um projeto de implementação dos 5S's no departamento da Engenharia de Processos, de uma empresa metalmecânica da Região Noroeste. A filosofia 5S’s possui uma característica muito flexível, o que possibilita a implementação de seu conceito em qualquer área, sem muita restrição, já que o conceito principal se relaciona com a limpeza e organização dos locais de trabalho, em busca da otimização dos resultados. 

O outro capítulo de livro foi mais focado em simulação dos processos de fundição pelo uso do Magma, um software, que por simulação numérica gera informações elaboradas para respaldar ações de melhoria e otimização dos processos de fundição, com ações principalmente em projeto de ferramentas, composição química e temperatura, além de complementar os resultados da análise de materiais em laboratório. A simulação numérica tem sido um diferencial muito importante nos processos de fundição, por conta da instabilidade e variabilidade, que exige muita atenção no seu desenvolvimento. Com isso, a simulação auxilia muito na precisão de dados gerados e garante melhores resultados pela ação da Engenharia de Processos.

A FAHOR parabeniza professores, estudantes e egressos, que sempre buscam novas pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

n2178 1

     Professor Sirnei com Valcir

n2178 2

     Joici Cristiane de Souza