Você já deve ter ouvido falar em nanotecnologia. Mas você conhece ou sabia que eles estão cada vez mais próximos de nós? Nanomateriais são substâncias químicas ou materiais de escalas até 10 mil vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano e dotadas de características inovadoras. Entre elas estariam aumento da força, reatividade química e condutividade. 

Centenas de produtos que contêm nanomateriais já estão em uso, e a inovação “nano” aumenta e aumentará cada vez mais nos diversos setores, desde a segurança no trabalho e a indústria, até o meio ambiente e o espaço. Os nanomateriais se aplicam em baterias, revestimentos, roupa antibacteriana, utensílios de cozinha, compósitos para aeronáutica, painéis solares e em cristais de transparência regulável. Inclusive há nanomateriais para a construção, capazes de eliminar alguns tipos de poluentes. As nanotecnologias também podem ser aplicadas no uso de recursos energéticos, através de novas baterias, novas células de combustível e veículos mais rápidos. 

O estudo molecular é incessantemente desenvolvido pela Química, e a Engenharia Química, com as suas capacidades de aproveitamento dessas características, é que vai melhorar o rendimento e facilitar o desenvolvimento dessas tecnologias. 

A coordenadora do Curso de Engenharia Química da FAHOR destaca a relação entre a Engenharia Química e os nanomateriais. “Isso acontece no próprio processo de fabricação desses materiais, quando o engenheiro químico, com uma sólida formação em engenharia de processos, tem uma forte contribuição. Os materiais sintetizados têm aplicações em processos químicos, tanto na área da reação química (novos catalisadores nanoestruturados) como em processos de separação (membranas estruturadas em nanoescala).  A nanotecnologia e a Engenharia Química convergem para a criação de novos produtos e processos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida”, afirma a professora Darciane. 

A Engenharia Química tenta equilibrar da melhor forma possível todas as vantagens e as possíveis desvantagens do uso de nanomateriais, por exemplo, realizando um balanço considerando a nanopoluição, gerada por nanomateriais ou durante a confecção dos mesmos, ou até a possibilidade de envenenamento devido ao tamanho das nanopartículas. 

n2185

Na foto, o estudante da FAHOR Felipe Lucas, analisa reações químicas num dos Laboratórios do Curso